Os efeitos fisiológicos, psicológicos e os benefícios da dança para crianças e adolescentes
A dança é uma forma de terapia artística enraizada na cultura moderna há 70 anos. Oferece benefícios pessoais e independentes, promovendo o bem-estar físico e mental.
National Library of Medicine
6/13/20221 min read
Participar de dança contribui para a definição da imagem corporal, iluminação do ego e alívio de tensões físicas e mentais. A prática também pode ser benéfica para crianças com limitações emocionais e físicas em atividades físicas tradicionais, é necessário reconhecê-la como uma alternativa viável de atividade física, além de promover maior interação social, inclusive entre pais e filhos.
A fadiga diurna é comum entre os jovens, especialmente meninas, e pode afetar negativamente a saúde. Intervenções de dança mostraram redução significativa na fadiga diurna e melhoria na qualidade do sono em adolescentes, além de promover efeitos duradouros no desenvolvimento motor.
Atividade de dança em adolescentes demonstraram redução significativa nos níveis de colesterol, sintomas depressivos e melhoria no bem-estar psicológico, melhorando também a função executiva em crianças, incluindo capacidade de memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.
Ela ainda promove melhorias expressivas na redução de pensamentos somáticos e angústia emocional em adolescentes, indicando benefícios significativos para a saúde mental.
A dança é uma atividade acessível, versátil e eficaz para melhorar a saúde física e mental de crianças e adolescentes. Políticas de saúde e educação devem considerar seriamente a inclusão de dança nos currículos escolares, promovendo benefícios duradouros para o bem-estar geral da população jovem.


